quarta-feira, 26 de setembro de 2012


PROJETO DE PESQUISA EM GRUPO
 

 

DISCIPLINA: Educação Física

PROFESSORES: Letícia Cardoso da Silva

                              Eslauka Pidorodeski

                              Rosângela Aparecida de Araújo

TURMAS: 8ͣ  séries

 

TEMA: O Movimento Humano e os Sistemas

 

OBJETIVOS

 

O que o aluno poderá aprender com a pesquisa:

1) Identificar as estruturas e funções dos órgãos do sistema locomotor;

2) Analisar a importância dos sistemas para processo de movimentação e locomoção;

3) Discutir a importância da alimentação e da prática de exercícios físicos para um corpo saudável;

4) Discutir formas de prevenção de doenças que envolvem os sistemas do corpo humano.

 

 

INTRODUÇÃO

 

CORPO EM MOVIMENTO

           

Nosso organismo, como o dos demais seres vivos, estabelece relações diversas com o ambiente. Uma das funções que tornam o ser humano capaz de interagir com o ambiente em que vive é a locomoção. Pense na quantidade de movimentos que você realiza todos os dias, desde a hora que em que você acorda até o momento em que vai dormir novamente. Vamos fazer uma breve retrospectiva?

Você levanta da cama, escova os dentes, leva os alimentos do café da manhã à boca, mastiga-os, vai à escola, volta, faz ginástica, corre, usa as mãos para segurar algum objeto, passeia, espirra, boceja, empurra e puxa objetos, ensaia passos de dança ao ouvir música, joga basquete e ou pratica outra atividade física... Nós, seres humanos, bem como os outros animais vertebrados nos movemos das mais diversas formas e para os diversos fins. E, para nos movermos, usamos o Aparelho Locomotor (esqueleto e músculos) e todos os outros Sistemas envolvidos na movimentação.

“Sistema” é um grupo de órgãos que trabalham conjuntamente para exercer uma função. Cada sistema, cada órgão é responsável por uma ou mais atividades. Milhares de reações químicas acontecem a todo instante dentro do nosso corpo, seja para captar energia para a manutenção da vida, movimentar os músculos, recuperar-se de ferimentos e doenças ou se manter na temperatura adequada à vida. As partes do corpo humano funcionam de maneira integrada e em harmonia com as outras. É fundamental entendermos o funcionamento do corpo humano a fim de adquirirmos uma mentalidade saudável em relação aos nossos movimentos e, consequentemente, a nossa vida.

Este é o tema que será discutido nessa pesquisa: CORPO EM MOVIMENTO. Para isso estudaremos os seguintes sistemas:

SISTEMA NERVOSO

SISTEMA DIGESTÓRIO

SITEMA CIRCULATÓRIO

SISTEMA ESQUELÉTICO

SISTEMA MUSCULAR

 

 

TAREFAS

 

A turma será dividida em 5 grupos. Cada grupo ficará responsável por pesquisar um dos cinco sistemas. A definição do Sistema de cada grupo será definida em sala de aula pela professora.

Como produto final da pesquisa cada grupo deverá cumprir as seguintes tarefas:

 

1-  Produzir documento impresso com as informações coletadas sobre a estrutura, função no movimento e principais doenças; referências bibliográficas;

 

2- Organizar as informações em Power Point para o Seminário;

 

3- Confeccionar Pôster com a figura do sistema estudado, bem como as informações mais relevantes;

 

4- SEMINÁRIO: apresentação oral sobre os conhecimentos adquiridos com a pesquisa, utilizando os slides em Power Point e exposição do Pôster.

 

 

PROCESSO

 

·        Formar grupo de 4 a 6 alunos

·        Fazer pesquisa sobre o Sistema nos seguintes aspectos: estrutura; função na execução dos movimentos; principais doenças e problemas que afetam o aparelho locomotor relacionado ao sistema estudado.

·        Selecionar as informações mais relevantes nos sites indicados na Webquest, fazendo anotações no word ou em caderno e, a partir destas, elaborar uma apresentação síntese em power point.

·        Elaborar um pôster/Web com a figura do sistema do corpo humano a ser pesquisado, bem como a informações mais relevantes. Este pôster pode ser confeccionado com o recurso midiático a escolha do grupo. Opções: Word; Power Point; Paint; Publish; Windows live photo; entre outros.

 

 

RECURSOS

 

·        Aulas expositivas ministradas pelo professor;

·        Sites e vídeos indicados na webquest;

·        Livros e revistas disponíveis na sala de leitura da escola;

·        Vídeos expostos durante as aulas.

·        Endereço Webquest: http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_tabbed_w4.php?id_actividad=15089&id_pagina=4

 

 

 

AVALIAÇÃO

 

TAREFAS
INSUFICIENTE / 0 a 4
SUFICIENTE / 6 a 8
ÓTIMO / 9 e 10
Informações levantadas
Não conseguem analisar todas as informações e fontes sugeridas
Todos os dados pedidos foram encontrados
Todos os dados pedidos foram encontrados e analisados corretamente
Organização das informações em Power Point
Informações desorganizadas e sem coerência
As informações encontram-se organizadas e com estrutura coerente
Informações bem organizadas, de forma coerente e com produto final explícito.
Painel
Materiais mal escolhidos. Ilustrações não coerentes com o tema. Pouco apelo visual. Pouco capricho
 
Materiais adequados, mas pouco capricho. Ilustrações pouco coerentes. Apelo visual bem desenvolvido.
Materiais adequados. Muito capricho. Ilustrações sugestivas, coerentes com o tema. Excelente apelo visual.
 
Apresentação oral
Não dominam o assunto abordado. Não interagem com a sala.
Boa organização do grupo, boa dinâmica e partilha das várias opiniões.
Excelente – Linguagem apropriada, envolvimento do público e clareza na exposição.
 

 

 

 

 CONCLUSÃO

MOVIMENTO HUMANO E OS SISTEMAS

 

Com a pesquisa veremos que todos os órgãos do nosso corpo trabalham de forma harmoniosa para que nossos movimentos aconteçam. O ser humano tem um coração que bombeia sangue para todas as partes do corpo; dois pulmões, com função importante no sistema respiratório; um estômago, com função importante no sistema digestório; e muitos outros órgãos, todos com função determinada. Todos eles trabalham muito para que os movimentos aconteçam, nosso organismo funcione perfeitamente e, assim garantir a conservação da vida. O mais interessante é que todos funcionam, ao mesmo tempo, na dependência um do outro.

 Assim, por exemplo, para alguém aproximar o antebraço do braço para levar uma maçã à boca, é necessária a participação de vários sistemas, que vão trabalhar todos ao mesmo tempo. Para aproximar o antebraço do braço, um dos músculos do braço contrai-se, isto é, encurta-se. O comando para isso acontecer vem do cérebro através dos nervos. Para o músculo se contrair é preciso energia. Nas células, nutrientes transportados pelo sangue, como um açúcar chamado glicose, combinam-se com o gás oxigênio, também transportado pelo sangue. Dessa combinação resulta energia. Mas de onde vêm a glicose e o gás carbônico? A glicose é obtida com a alimentação de substâncias como o mel ou, ainda, é produzida no intestino a partir de transformações de alimentos como as farinhas.  O gás oxigênio entra pelas vias respiratórias, que começam no nariz e chegam até os pulmões. Nesse caminho o gás oxigênio passa pela faringe, pela traqueia, pelos brônquios e bronquíolos. Os vasos sanguíneos que passam pelo intestino recebem a glicose e a levam para o fígado. Os vasos sanguíneos que passam pelos pulmões recebem o gás oxigênio e o transportam para o corpo todo.

Viu só a quantidade de órgãos e sistemas precisam trabalhar em conjunto para que um simples movimento aconteça? O propósito deste estudo é entender como cada um desses sistemas funciona em função do movimento. Então, mãos a obra! Vamos começar a pesquisa.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário