domingo, 9 de setembro de 2012


Ensinar e aprender com as mídias

Segundo Almeida e Prado (2005), o uso de tecnologia, quando baseada em princípios que priviligiam a construção do conhecimento, o aprendizado significativo e interdisciplinar e humanista, requer dos professores novas competências e atitudes para desenvolver uma pedagogia voltada para a criãção de estratégias e situaçoes de aprendizagem que possam tornar-se signiticativa para o aprendiz, sem perder de vista o foco da intenção educacional.

Sei quando o aluno aprende, atavés da compreensão, da capacidade de ler e interpretar, julgar, opinar, propor saídas e caminhos,aprender de forma significativa e com sentido e quando se sente confiável e apto a lidar com as demandas da sociedade atual com autonomia e competência. O professor transmite uma informação- que são dados, fatos, fontes..., e o aluno vai à sua busca na internet, livros e em outras fontes. A informaçaõ é necessária, mas ela por si só, não garante que o aluno possa construir seu conhecimento, pois ela advém do conhecimento, mas nunca o conhecimento em si. A informação é tratada como os fatos, os dados, porém para construir o conhecimento, o aluno necessita percorrer um trajeto: construir, processar, interpretar e compreender a informação para transformá-la num conhecimento ou na aprendizagem significativa.

O conhecimento, segundo José Armando Valente, é o significado que atribuimos e representamos em nossa mente sobre a nossa realidade. A informaçaõ " fatos, acontecimentos, dados...,são aquilo que as pessoas trocam entre si, Já o conhecimento é o que cada indivíduo constri como produto do processamento da interpretação e da compreensão da informação. 

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