quarta-feira, 26 de setembro de 2012


PROJETO DE PESQUISA EM GRUPO
 

 

DISCIPLINA: Educação Física

PROFESSORES: Letícia Cardoso da Silva

                              Eslauka Pidorodeski

                              Rosângela Aparecida de Araújo

TURMAS: 8ͣ  séries

 

TEMA: O Movimento Humano e os Sistemas

 

OBJETIVOS

 

O que o aluno poderá aprender com a pesquisa:

1) Identificar as estruturas e funções dos órgãos do sistema locomotor;

2) Analisar a importância dos sistemas para processo de movimentação e locomoção;

3) Discutir a importância da alimentação e da prática de exercícios físicos para um corpo saudável;

4) Discutir formas de prevenção de doenças que envolvem os sistemas do corpo humano.

 

 

INTRODUÇÃO

 

CORPO EM MOVIMENTO

           

Nosso organismo, como o dos demais seres vivos, estabelece relações diversas com o ambiente. Uma das funções que tornam o ser humano capaz de interagir com o ambiente em que vive é a locomoção. Pense na quantidade de movimentos que você realiza todos os dias, desde a hora que em que você acorda até o momento em que vai dormir novamente. Vamos fazer uma breve retrospectiva?

Você levanta da cama, escova os dentes, leva os alimentos do café da manhã à boca, mastiga-os, vai à escola, volta, faz ginástica, corre, usa as mãos para segurar algum objeto, passeia, espirra, boceja, empurra e puxa objetos, ensaia passos de dança ao ouvir música, joga basquete e ou pratica outra atividade física... Nós, seres humanos, bem como os outros animais vertebrados nos movemos das mais diversas formas e para os diversos fins. E, para nos movermos, usamos o Aparelho Locomotor (esqueleto e músculos) e todos os outros Sistemas envolvidos na movimentação.

“Sistema” é um grupo de órgãos que trabalham conjuntamente para exercer uma função. Cada sistema, cada órgão é responsável por uma ou mais atividades. Milhares de reações químicas acontecem a todo instante dentro do nosso corpo, seja para captar energia para a manutenção da vida, movimentar os músculos, recuperar-se de ferimentos e doenças ou se manter na temperatura adequada à vida. As partes do corpo humano funcionam de maneira integrada e em harmonia com as outras. É fundamental entendermos o funcionamento do corpo humano a fim de adquirirmos uma mentalidade saudável em relação aos nossos movimentos e, consequentemente, a nossa vida.

Este é o tema que será discutido nessa pesquisa: CORPO EM MOVIMENTO. Para isso estudaremos os seguintes sistemas:

SISTEMA NERVOSO

SISTEMA DIGESTÓRIO

SITEMA CIRCULATÓRIO

SISTEMA ESQUELÉTICO

SISTEMA MUSCULAR

 

 

TAREFAS

 

A turma será dividida em 5 grupos. Cada grupo ficará responsável por pesquisar um dos cinco sistemas. A definição do Sistema de cada grupo será definida em sala de aula pela professora.

Como produto final da pesquisa cada grupo deverá cumprir as seguintes tarefas:

 

1-  Produzir documento impresso com as informações coletadas sobre a estrutura, função no movimento e principais doenças; referências bibliográficas;

 

2- Organizar as informações em Power Point para o Seminário;

 

3- Confeccionar Pôster com a figura do sistema estudado, bem como as informações mais relevantes;

 

4- SEMINÁRIO: apresentação oral sobre os conhecimentos adquiridos com a pesquisa, utilizando os slides em Power Point e exposição do Pôster.

 

 

PROCESSO

 

·        Formar grupo de 4 a 6 alunos

·        Fazer pesquisa sobre o Sistema nos seguintes aspectos: estrutura; função na execução dos movimentos; principais doenças e problemas que afetam o aparelho locomotor relacionado ao sistema estudado.

·        Selecionar as informações mais relevantes nos sites indicados na Webquest, fazendo anotações no word ou em caderno e, a partir destas, elaborar uma apresentação síntese em power point.

·        Elaborar um pôster/Web com a figura do sistema do corpo humano a ser pesquisado, bem como a informações mais relevantes. Este pôster pode ser confeccionado com o recurso midiático a escolha do grupo. Opções: Word; Power Point; Paint; Publish; Windows live photo; entre outros.

 

 

RECURSOS

 

·        Aulas expositivas ministradas pelo professor;

·        Sites e vídeos indicados na webquest;

·        Livros e revistas disponíveis na sala de leitura da escola;

·        Vídeos expostos durante as aulas.

·        Endereço Webquest: http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_tabbed_w4.php?id_actividad=15089&id_pagina=4

 

 

 

AVALIAÇÃO

 

TAREFAS
INSUFICIENTE / 0 a 4
SUFICIENTE / 6 a 8
ÓTIMO / 9 e 10
Informações levantadas
Não conseguem analisar todas as informações e fontes sugeridas
Todos os dados pedidos foram encontrados
Todos os dados pedidos foram encontrados e analisados corretamente
Organização das informações em Power Point
Informações desorganizadas e sem coerência
As informações encontram-se organizadas e com estrutura coerente
Informações bem organizadas, de forma coerente e com produto final explícito.
Painel
Materiais mal escolhidos. Ilustrações não coerentes com o tema. Pouco apelo visual. Pouco capricho
 
Materiais adequados, mas pouco capricho. Ilustrações pouco coerentes. Apelo visual bem desenvolvido.
Materiais adequados. Muito capricho. Ilustrações sugestivas, coerentes com o tema. Excelente apelo visual.
 
Apresentação oral
Não dominam o assunto abordado. Não interagem com a sala.
Boa organização do grupo, boa dinâmica e partilha das várias opiniões.
Excelente – Linguagem apropriada, envolvimento do público e clareza na exposição.
 

 

 

 

 CONCLUSÃO

MOVIMENTO HUMANO E OS SISTEMAS

 

Com a pesquisa veremos que todos os órgãos do nosso corpo trabalham de forma harmoniosa para que nossos movimentos aconteçam. O ser humano tem um coração que bombeia sangue para todas as partes do corpo; dois pulmões, com função importante no sistema respiratório; um estômago, com função importante no sistema digestório; e muitos outros órgãos, todos com função determinada. Todos eles trabalham muito para que os movimentos aconteçam, nosso organismo funcione perfeitamente e, assim garantir a conservação da vida. O mais interessante é que todos funcionam, ao mesmo tempo, na dependência um do outro.

 Assim, por exemplo, para alguém aproximar o antebraço do braço para levar uma maçã à boca, é necessária a participação de vários sistemas, que vão trabalhar todos ao mesmo tempo. Para aproximar o antebraço do braço, um dos músculos do braço contrai-se, isto é, encurta-se. O comando para isso acontecer vem do cérebro através dos nervos. Para o músculo se contrair é preciso energia. Nas células, nutrientes transportados pelo sangue, como um açúcar chamado glicose, combinam-se com o gás oxigênio, também transportado pelo sangue. Dessa combinação resulta energia. Mas de onde vêm a glicose e o gás carbônico? A glicose é obtida com a alimentação de substâncias como o mel ou, ainda, é produzida no intestino a partir de transformações de alimentos como as farinhas.  O gás oxigênio entra pelas vias respiratórias, que começam no nariz e chegam até os pulmões. Nesse caminho o gás oxigênio passa pela faringe, pela traqueia, pelos brônquios e bronquíolos. Os vasos sanguíneos que passam pelo intestino recebem a glicose e a levam para o fígado. Os vasos sanguíneos que passam pelos pulmões recebem o gás oxigênio e o transportam para o corpo todo.

Viu só a quantidade de órgãos e sistemas precisam trabalhar em conjunto para que um simples movimento aconteça? O propósito deste estudo é entender como cada um desses sistemas funciona em função do movimento. Então, mãos a obra! Vamos começar a pesquisa.

 

terça-feira, 18 de setembro de 2012


CURRÍCULO

Currículo – é a concepção de conhecimento, ensino e aprendizagem.  É uma organização selecionada de árias de conhecimento, intencionalmente com o objetivo de que o aluno alcance determinados resultados. Assim determinado, deve ir além das grades escolares, envolvendo toda comunidade escolar: vida dos alunos, o entorno escolar, os acontecimentos locais e globais que interferem no sistema de relações e na dinâmica do processo educacional.

Hoje, podemos dizer que o currículo é mais amplo globalmente, pois exige a educação voltada à construção de uma sociedade justa e igualitária, que respeite as diferenças e vise a inclusão dos  diferentes, amplia os direitos dos educandos às ciências, às artes, à cultura, às tecnologias de comunicação e informação e às múltiplas linguagens de expressão e comunicação que constituem os sistemas simbólicos de uma sociedade. Logo, o currículo  derruba a lista de conteúdos prontos a serem transmitidos, vai em busca do conhecimento que hoje é inesgotável  e adquirido por meio de múltiplas formas e processos que se consolida através do uso da multimídia do século xxI.

domingo, 9 de setembro de 2012

O Hipertexto

        Segundo Alejandra Bertolaccinni, os hipertextos e hipermídias impactam a nossa forma de acesso e produção de conhecimento.Hoje, a multiplicidade de meios modernos que a sociedade do conhecimento usa para processar as informações que vêm velozmente e globalmente, nas ciências, na economia, na política e na educação. Nós, os profissionais da educação, não podemos ignorar essas novas tendências para o ensino e aprendizagem. Se opondo à essas inovações, não estaremos em sintonia com o mundo, ou não estaremos orientando os futuros cidadãos. Para Selecionar os conteúdos, organizar nossas aulas promovendo aprendizagens significativas na produção do conhecimento, necessitamos de domínios das hipermídias presentes para enriquecer e englobar as informações possíveis hoje existentes na organização e preparo das atividades educacionais. Para esse fim, há inúmeros links, pelos quais, podemos navegar com objetivo de selecioná-los e organizar os conteúdos de forma global e interessante. Dessa forma orientaremos eficazmente os nossos estudantes na produção e criatividade produzindo os “hipertextos”.

Projetos de trabalho


  Eu trabalho com turmas do 3°s anos do Ensino Médio. No início do ano, adotei trabalhar bimestralmente com o projeto "Literatura  em museus e casas culturais".
 Os temas são bastante interessantes, pois abrangem  o MODERNISMO em em todas as fases até o modernismo contemporâneo. Apresento o tema da semana ou do mês: seus objetivos, ações, conteúdos, trabalhos, avaliação etc. Os alunos, organizados em grupos, sorteio um subtema para cada um e eles, têm a liberdade de escolher e adaptar a hipermídia que possuem e a qual  a escola dispõe. Primeiramente sugiro fontes de pesquisas: sites, biblioteca, sala de leitura, vídeos, etc.
Os grupos se organizam e assistem a filmes, videos, teatro, shows..., sobre o tema em questão. As visitas às casas culturais, são previamente agendadas e monitoradas. Após, se reunem, discutem e distribuem
as responsabilidades entre os componentes e mãos á obra.
Os trabalhos são realizados e apresentados em forma de seminários e debates. Como produto final alguns  produzem vídeos e outros painéis. Há muita criatividade e troca de conhecimentos, principalmente nas habilidades midiáticas. Finalmente a apresentação, exposição e debate reflexivo a respeito do conhecimento construído.  

Vídeos de Coieda,Mystery GuitarMan e do prof.Lucas-"O Passo""


        Os três vídeos utilizam som, imagens, cores,movimentos e mostram que com tecnologia a arte fica mais dinâmica, atraente e interessante.

        O primeiro vídeo de Coieda  destaca-se nas imagens geométricas mescladas de cores sob um som musical  de fundo suave  de forma harmoniosa.

        O segundo vídeo de Mystery GuitarMan, apresentou uma música sonorizada através do sopro de bexigas – um tango de Carlos Gardel intercalando com o som da guitarra. Este é mais dinâmico, imitando a dança do tango com ritmo  e cores fortes.

       O terceiro vídeo, o artista adapta uma magia na sua arte, associando o som das palmas com o som das batidas dos pés dos dançarinos em sincronia com a mudança dos quadrados desenhados no chão. O movimento dos artistas acompanha as batidas das

palmas e dos pés simultaneamente.

Ensinar e aprender com as mídias

Segundo Almeida e Prado (2005), o uso de tecnologia, quando baseada em princípios que priviligiam a construção do conhecimento, o aprendizado significativo e interdisciplinar e humanista, requer dos professores novas competências e atitudes para desenvolver uma pedagogia voltada para a criãção de estratégias e situaçoes de aprendizagem que possam tornar-se signiticativa para o aprendiz, sem perder de vista o foco da intenção educacional.

Sei quando o aluno aprende, atavés da compreensão, da capacidade de ler e interpretar, julgar, opinar, propor saídas e caminhos,aprender de forma significativa e com sentido e quando se sente confiável e apto a lidar com as demandas da sociedade atual com autonomia e competência. O professor transmite uma informação- que são dados, fatos, fontes..., e o aluno vai à sua busca na internet, livros e em outras fontes. A informaçaõ é necessária, mas ela por si só, não garante que o aluno possa construir seu conhecimento, pois ela advém do conhecimento, mas nunca o conhecimento em si. A informação é tratada como os fatos, os dados, porém para construir o conhecimento, o aluno necessita percorrer um trajeto: construir, processar, interpretar e compreender a informação para transformá-la num conhecimento ou na aprendizagem significativa.

O conhecimento, segundo José Armando Valente, é o significado que atribuimos e representamos em nossa mente sobre a nossa realidade. A informaçaõ " fatos, acontecimentos, dados...,são aquilo que as pessoas trocam entre si, Já o conhecimento é o que cada indivíduo constri como produto do processamento da interpretação e da compreensão da informação. 

Tecnologia na sociedde, na vida e na escola

A proliferação do uso de tecnologia em distintos ramos de atividades,põe-nos em                       

frente de velocíssimas mudanças na cultura, na sociedade, na educação. Como a ciência avança e nós necessitamos acompanhar e incorporar no dia a dia a valanche de informações, seja no trabalho, em casa ou na escola, precisamos saber lidar e transformar em conhecimentos. Para isso acontecer, é necessário buscar atualização, requalificação,estar em contínua aprendizagem nesse mundo da " sociedade da aprendizagem ou sociedade da tecnologia".O desafio da escola é formar efetivamente, os alunos para a cidadania responsável e para que sejam contínuos aprendizes com autonomia na busca e na seleção de informações, na produção de conhecimentos para resolver problemas da vida e do trabalho e que saibam "APRENDER ao longo da vida.

           ( José Armando Valente)

 Minha escola

 escola, diante deste panorama da sociedade do conhecimento e da
tecnologia, se utiliza no contexto escolar das mídias como: DVDs, rádio,
sala de leitura,câmera digital, filmadora, computadores etc. A escola tenta
fazer o possível. Os professores e alunos desenvolvem trabalhos, projetos
em grupos envolvendo muitas vezes a comunidade toda. Em 2010 e em
2011 o estabelecimento passava por uma reforma geral, nesse tempo, os
seus  equipamentos tecnológicos foram furtados e com isso a escola
ficou  no prejuízo Técnico-pedagógico. Ainda sem a substituição dos
equipamentos, está se fazendo o possível, contando com  o que a
escola  dispõe e o que os alunos trazem para fazerem trabalhos com maior
eficiência, visando aprendizagens significativas. Por exemplo: câmeras
digitais, celulares,sala de leitura, trabalhos de pesquisa em outras casas
culturais, científicas. Participação de palestras, shows, teatro  com
temáticas abrangentes como: reciclagem, meio ambiente ,cidadania,
profissões e outros. Por meio desses projetos, os professores trabalham os
conteúdos contextualizados e nas temáticas transversais, reais e
multidisciplinares . A equipe está envolvida na proposta para atingir os
objetivos na construção do conhecimento e aprendizagens significativas.
Também buscam cursos, palestras para assim desenvolverem novas
competências e atitudes, criando situações reais e interessantes focando a
intenção educacional.