Ensinar e aprender com as mídias
Segundo Almeida e Prado (2005), o uso de
tecnologia, quando baseada em princípios que priviligiam a construção do
conhecimento, o aprendizado significativo e interdisciplinar e humanista,
requer dos professores novas competências e atitudes para desenvolver uma
pedagogia voltada para a criãção de estratégias e situaçoes de aprendizagem que
possam tornar-se signiticativa para o aprendiz, sem perder de vista o foco da
intenção educacional.
Sei quando o aluno aprende, atavés da
compreensão, da capacidade de ler e interpretar, julgar, opinar, propor saídas
e caminhos,aprender de forma significativa e com sentido e quando se sente
confiável e apto a lidar com as demandas da sociedade atual com autonomia e
competência. O professor transmite uma informação- que são dados, fatos,
fontes..., e o aluno vai à sua busca na internet, livros e em outras fontes. A
informaçaõ é necessária, mas ela por si só, não garante que o aluno possa
construir seu conhecimento, pois ela advém do conhecimento, mas nunca o
conhecimento em si. A informação é tratada como os fatos, os dados, porém para
construir o conhecimento, o aluno necessita percorrer um trajeto: construir,
processar, interpretar e compreender a informação para transformá-la num
conhecimento ou na aprendizagem significativa.
O conhecimento, segundo José Armando
Valente, é o significado que atribuimos e representamos em nossa mente sobre a
nossa realidade. A informaçaõ " fatos, acontecimentos, dados...,são aquilo
que as pessoas trocam entre si, Já o conhecimento é o que cada indivíduo
constri como produto do processamento da interpretação e da compreensão da
informação.
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