terça-feira, 18 de dezembro de 2012

PROJETO UTILIZANDO TECNOLOGIAS

PROJETO UTILIZANDO TECNOLOGIAS 

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
CURSO PROINFO I

PROJETO CONTOS DE TERROR
E LENDAS URBANAS

E.E. Caetano de Campos
Prof. Eslauka Pidorodeski

Apresentação do projeto

O projeto será desenvolvido com as 7ª séries  A e B do Ensino Fundamental II, totalizando 66 alunos.
A escolha do tema “Terror” foi feita, desde o início do ano, pelos próprios alunos, que têm muito interesse pelo assunto.
Para trabalhar contos de terror foram escolhidos livros que o próprio Governo distribuiu nas escolas públicas. São kits que os alunos recebem contendo 3 livros em cada caixa.
A inclusão do tema Lendas Urbanas foi feita pelo próprio professor, pois os alunos comentaram que há uma lenda circulando entre os alunos da unidade escolar. A partir desse diálogo, percebeu-se a possibilidade de trazer a realidade para a sala de aula e permitir que os alunos descobrissem como é que surge uma lenda urbana.

Desenvolvimento

- Inicialmente serão apresentados dois filmes de terror compatíveis com a faixa etária dos alunos, para levar à percepção das cores mais utilizadas, o perfil dos personagens, a importância da trilha sonora, os conflitos encontrados, reflexão sobre a morte e o sobrenatural. Filmes escolhidos: A noiva cadáver e Coraline.
- A primeira leitura será de um conto africano. Leitura e reflexão em sala de aula. Aula dialogada. Mostrar um pouco da cultura africana - capulana (veste tradicional feminina).
- Leitura e roda de conversa sobre o conto português “O homem que enganou a morte”
- Leitura e reflexão sobre o conto indiano “Garuda e a ambrosia”
- Elaborar uma WebQuest sobre Contos de Terror e Lendas Urbanas, que sintetize todo o trabalho que será desenvolvido.
- Colher depoimentos de funcionários sobre a lenda que está surgindo na U.E.
- Escolher os alunos que participarão do teatro sobre o conto “O gato preto”. Organizar Sarau do Terror com a professora da Sala de Leitura (Vera).
- Registrar todo o desenvolvimento do projeto, assim como o Sarau para posterior postagem no blog da escola.
- Finalmente escolher a melhor produção textual sobre a Lenda do Anésia para postar no blog juntamente com a foto do grupo autor.

Resultados Esperados
O aluno, ao final do projeto, será capaz de:
- Reconhecer a importância da trilha sonora nos filmes para despertar o sentimento do medo. (Artes)
- Analisar as cores utilizadas como instrumento de construção do terror nos filmes (Artes)
- Identificar e reconhecer o valor do texto descritivo dos ambientes no conto de terror escrito, substituindo a música. (Leitura e produção textual)
- Analisar os aspectos linguísticos do texto descritivo nos contos e lendas (adjetivos e advérbios)
- Relacionar informações sobre diferentes culturas (Geografia – pluralidade cultural)
- Pesquisar informações com fontes orais
- Pesquisar informações na Web
- Demonstrar compreensão de texto oral por meio de peça teatral de conto lido.
- Produzir texto escrito obedecendo as etapas de elaboração da escrita.

Referências
FORJAZ, Sonia Salerno. A princesa que enganou a morte e outros contos indianos. São Paulo: Aquariana, 2009.
MESSIAS, Adriano. Histórias mal-assombradas de Portugal e Espanha. São Paulo: Biruta, 2010.
POE, Edgar Allan. Histórias extraordinárias. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005
SISTO, Celso. Mãe África: mitos, lendas, fábulas e contos. São Paulo: Paulus, 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário