segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Uma reflexão
Leitura e escrita
        Hoje, podemos dizer que ler e escrever são questões circundantes de todas as áreas de conhecimento. Ainda reforça-se que, são habilidades indispensáveis para a formação de estudantes, levando-os ao domínio interpretativo analítico do mundo social, histórico e cultural no qual estão inseridos, para prepará-los como cidadãos leitores e escritores autônomos , atuantes e colaborativos diante das transformações e mudanças do mundo contemporâneo.
       Sabemos que nos dias atuais, não acontece essa magia “leitural”,talvez uma pequena parcela se dedica e descobre esse prazer desmedido, por ser orientada desde o berço familiar e por profissionais leitores que têm o dom de persuadir, semeando os desafios, paixões e apontam horizontes incalculáveis  em busca do conhecimento. 
        A escola se esforça em cumprir seu papel na formação de leitores e escritores, porém está subordinada a um sistema, que dita leis, que a curto ou médio prazo revertem o trabalho da comunidade escolar, vindo a dificultar nos resultados e metas escolares.
        Outrossim, a leitura e escrita são pilares fundamentais, não somente trabalhados  no papel impresso, mas nos múltiplos meios  de comunicação e informação do século xx1. Para acompanhar tal contexto, a competência de leitura e escrita, vai além da linguagem vernácula – ainda que esta tenha papel fundamental – refere-se a sistemas simbólicos presentes no mundo contemporâneo, na vida cultural e política bem como nas designações e nos conceitos científicos e tecnológicos usados atualmente.
        Entretanto, é necessário promover cursos de formação continuada para os profissionais da educação, semelhante ao que estamos fazendo – “Práticas de leitura e escrita em contextos digitais”, que estão, nos transpondo tecnologicamente. É um grande desafio, o qual deveria ser sanado há mais de uma década, principalmente na educação pública. De outra forma navegaremos num barco sem a bússola.  A habilidade e domínio dos meios digitais, a vida escolar provavelmente será diferente e haverá uma sintonia entre o professor e aluno, quanto à organização dos trabalhos e projetos escolares.
        A viagem pelas palavras, frases e textos de inúmeros gêneros, mais a tecelagem de parágrafos em inúmeros textos e contextos, o mundo do século xxl terá grandes produções e mentes brilhantes.
        Profª Eslauka
Leitura e Escrita na contemporaneidade – 2012 São Paulo - SP 

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