segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Uma reflexão
Leitura e escrita
        Hoje, podemos dizer que ler e escrever são questões circundantes de todas as áreas de conhecimento. Ainda reforça-se que, são habilidades indispensáveis para a formação de estudantes, levando-os ao domínio interpretativo analítico do mundo social, histórico e cultural no qual estão inseridos, para prepará-los como cidadãos leitores e escritores autônomos , atuantes e colaborativos diante das transformações e mudanças do mundo contemporâneo.
       Sabemos que nos dias atuais, não acontece essa magia “leitural”,talvez uma pequena parcela se dedica e descobre esse prazer desmedido, por ser orientada desde o berço familiar e por profissionais leitores que têm o dom de persuadir, semeando os desafios, paixões e apontam horizontes incalculáveis  em busca do conhecimento. 
        A escola se esforça em cumprir seu papel na formação de leitores e escritores, porém está subordinada a um sistema, que dita leis, que a curto ou médio prazo revertem o trabalho da comunidade escolar, vindo a dificultar nos resultados e metas escolares.
        Outrossim, a leitura e escrita são pilares fundamentais, não somente trabalhados  no papel impresso, mas nos múltiplos meios  de comunicação e informação do século xx1. Para acompanhar tal contexto, a competência de leitura e escrita, vai além da linguagem vernácula – ainda que esta tenha papel fundamental – refere-se a sistemas simbólicos presentes no mundo contemporâneo, na vida cultural e política bem como nas designações e nos conceitos científicos e tecnológicos usados atualmente.
        Entretanto, é necessário promover cursos de formação continuada para os profissionais da educação, semelhante ao que estamos fazendo – “Práticas de leitura e escrita em contextos digitais”, que estão, nos transpondo tecnologicamente. É um grande desafio, o qual deveria ser sanado há mais de uma década, principalmente na educação pública. De outra forma navegaremos num barco sem a bússola.  A habilidade e domínio dos meios digitais, a vida escolar provavelmente será diferente e haverá uma sintonia entre o professor e aluno, quanto à organização dos trabalhos e projetos escolares.
        A viagem pelas palavras, frases e textos de inúmeros gêneros, mais a tecelagem de parágrafos em inúmeros textos e contextos, o mundo do século xxl terá grandes produções e mentes brilhantes.
        Profª Eslauka
Leitura e Escrita na contemporaneidade – 2012 São Paulo - SP 

Projetos da E.E.Caetano de Campos - Curso proinfo


         Nós da E.E.Caetano de Campos estamos nos envolvendo no preparo do projeto denominado ”Quem ama, cuida”como tema geral. As séries que serão envolvidas são dos 1°s anos do E. Médio, porém envolvendo a escola toda. Como é de conhecimento, o prédio escolar passou por uma reforma na estrutura física no ano passado, proporcionando um ambiente mais agradável para alunos e para toda comunidade. Mas por falta de atitudes cidadãs de preservação e cuidados, a depredação e pichação acontecem no dia a dia.

        O nosso objetivo é desenvolver atividades de conscientização para a proteção do patrimônio público e formar cidadãos responsáveis.

Atividades diversas, envolvendo todas as disciplinas, tais como: pesquisas sobre a história da escola, biografia do fundador, palestras, leituras. Os alunos serão divididos em grupos e o professor lhes distribuirá atividades de leituras, pesquisas, produção de textos que orientados pelos professores, farão as atividades de pesquisas, de produção de relatórios, textos descritivos, narrativos e informativos.

         Uso de recurso: sala de informática: internet, Word; máquinas fotográficas, vídeo, CDS;

         Avaliação; Participação dos grupos nos trabalhos, produção individual e grupal de textos e produç~so de vídeos.

         Produto final; - exposição e apresentação dos trabalhos para todos os alunos do estabelecimento, nos murais e através de vídeos.

 2012




Projetos  da Escola Caetano de Campos

 


ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO

 

1. Identificação

Nome do cursista
Eslauka Pidorodeski
Nome da Escola:  EE Caetano de Campos                                            Local (cidade/estado)          
Série: 7ª serie    A/B/C                                                             Número de alunos:  99 
Professores envolvidos:
Eslauka, Rosângela, Cristina, Aparecida,Elisabeth,
 

           

2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema

Contos de terror e lendas urbanas

O que instiga / mobiliza a fazer o estudo?

 

3. Justificativa

Tema escolhido pelos alunos. Foram acrescentadas as lendas urbanas

Por que?

 

4. Objetivo (s)

Leitura de contos de terror, pesquisa na web e na UE, elaboração de gráfico e produção textual

O que vamos fazer?

 

5. Conteúdos

Características do gênero contos de terror, importância do texto descrito (ambiente), utilização de gráfico para representar dados de pesquisa, história do movimento gótico, conhecimentos sobre a cultura do continente africano e a Índia, representação teatral

Quais Conceitos? (por ex: Língua portuguesa: diferentes tipo de gêneros textuais) 

 

6. Disciplinas envolvidas

Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História e Artes

 

7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma

O projeto será desenvolvido em conjunto com o professor da Sala de Leitura, professores das matérias envolvidas e funcionários da UE

Como o projeto será desenvolvido? (Descrição de como será desenvolvido)

 

8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)

Filmes, músicas, livros de contos, pesquisas na internet e na UE, teatro, evento com fantasia, fotos e blog

 

9. Registro do processo

Iniciar com filme, leitura conto africano e indiano,  pesquisa na internet, pesquisa na escola e elaboração de gráfico, evento com dramatização de conto de terror, produção textual.

 

10. Avaliação e Resultados esperados

Participação do aluno nas atividades propostas e capacidade de interação com os colegas do grupo

 

11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado

As 3 melhores produções textuais serão postadas no blog, os gráficos serão divulgados em mural  e  a cobertura do evento (teatro e fantasia) em blog da escola.

Poster, Painel, Blog, Evento.....

 

12. Referências Bibliográficas

O gato preto de Edgar Allan Poe, A menina que enganou a morte – conto indiano, A cabeça falante – conto africano. Lendas urbanas. Filmes: A noiva cadáver e Coraline. Músicas góticas.

Sites, vídeos, livros.filmes