terça-feira, 18 de dezembro de 2012
PROJETO PROINFO I
PROJETO PROINFO I
PROJETO – CURSO PROINFO III
CONTOS DE TERROR E LENDAS URBANAS
USANDO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
O projeto que pretendo desenvolver no Eixo 2 deste curso será sobre Contos de Terror e Lendas Urbanas. Todo projeto deve partir de um problema ou de uma necessidade de ampliação do conhecimento. Essa geração adora filmes de terror e o tema foi sugerido por eles mesmos. Soube que existe uma lenda sobre a UE dizendo que antigamente lá existia um cemitério e que a prof. Anésia está enterrada embaixo da escola. Vamos então incluir o estudo sobre as lendas urbanas. Como sou professora de Português vamos abordar a importância do texto descritivo, principalmente dos ambientes, e dos advérbios na produção textual de um conto de terror e lenda urbana. Serão utilizadas várias mídias: filme, vídeo, pesquisa na internet e música. Alguns materiais já foram selecionados e outros ainda estou terminando as pesquisas. Vamos trabalhar a leitura de 2 contos de Edgar Alan Poe, 1 conto de Literatura Africana e 1 conto de literatura indiana. Um dos contos terá representação teatral na sala. As lendas urbanas serão pesquisadas em site específicos do tema e eles escolherão as mais conhecidas como: a loira do banheiro, o homem do saco, a menina do bueiro, e outras. Também irão elaborar em grupos a lenda sobre o cemitério do Anésia. A professora da Sala de Leitura vai colaborar separando livros e auxiliando na decoração da aula final. Pretendemos enfeitar (?) a sala com ratos, aranhas, teias, cobras e vou solicitar autorização da coordenação e direção para os alunos que quiserem vir com roupas pretas. É importante que o professor registre todas as etapas possíveis com fotos, vídeos e que tudo possa ser postado em um blog para que os pais e colegas da UE possam conhecer e incentivar os alunos.
PROJETO UTILIZANDO TECNOLOGIAS
PROJETO UTILIZANDO TECNOLOGIAS
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
CURSO PROINFO I
PROJETO CONTOS DE TERROR
E LENDAS URBANAS
E.E. Caetano de Campos
Prof. Eslauka Pidorodeski
Apresentação do projeto
O projeto será desenvolvido com as 7ª séries A e B do Ensino Fundamental II, totalizando 66 alunos.
A escolha do tema “Terror” foi feita, desde o início do ano, pelos próprios alunos, que têm muito interesse pelo assunto.
Para trabalhar contos de terror foram escolhidos livros que o próprio Governo distribuiu nas escolas públicas. São kits que os alunos recebem contendo 3 livros em cada caixa.
A inclusão do tema Lendas Urbanas foi feita pelo próprio professor, pois os alunos comentaram que há uma lenda circulando entre os alunos da unidade escolar. A partir desse diálogo, percebeu-se a possibilidade de trazer a realidade para a sala de aula e permitir que os alunos descobrissem como é que surge uma lenda urbana.
Desenvolvimento
- Inicialmente serão apresentados dois filmes de terror compatíveis com a faixa etária dos alunos, para levar à percepção das cores mais utilizadas, o perfil dos personagens, a importância da trilha sonora, os conflitos encontrados, reflexão sobre a morte e o sobrenatural. Filmes escolhidos: A noiva cadáver e Coraline.
- A primeira leitura será de um conto africano. Leitura e reflexão em sala de aula. Aula dialogada. Mostrar um pouco da cultura africana - capulana (veste tradicional feminina).
- Leitura e roda de conversa sobre o conto português “O homem que enganou a morte”
- Leitura e reflexão sobre o conto indiano “Garuda e a ambrosia”
- Elaborar uma WebQuest sobre Contos de Terror e Lendas Urbanas, que sintetize todo o trabalho que será desenvolvido.
- Colher depoimentos de funcionários sobre a lenda que está surgindo na U.E.
- Escolher os alunos que participarão do teatro sobre o conto “O gato preto”. Organizar Sarau do Terror com a professora da Sala de Leitura (Vera).
- Registrar todo o desenvolvimento do projeto, assim como o Sarau para posterior postagem no blog da escola.
- Finalmente escolher a melhor produção textual sobre a Lenda do Anésia para postar no blog juntamente com a foto do grupo autor.
Resultados Esperados
O aluno, ao final do projeto, será capaz de:
- Reconhecer a importância da trilha sonora nos filmes para despertar o sentimento do medo. (Artes)
- Analisar as cores utilizadas como instrumento de construção do terror nos filmes (Artes)
- Identificar e reconhecer o valor do texto descritivo dos ambientes no conto de terror escrito, substituindo a música. (Leitura e produção textual)
- Analisar os aspectos linguísticos do texto descritivo nos contos e lendas (adjetivos e advérbios)
- Relacionar informações sobre diferentes culturas (Geografia – pluralidade cultural)
- Pesquisar informações com fontes orais
- Pesquisar informações na Web
- Demonstrar compreensão de texto oral por meio de peça teatral de conto lido.
- Produzir texto escrito obedecendo as etapas de elaboração da escrita.
Referências
FORJAZ, Sonia Salerno. A princesa que enganou a morte e outros contos indianos. São Paulo: Aquariana, 2009.
MESSIAS, Adriano. Histórias mal-assombradas de Portugal e Espanha. São Paulo: Biruta, 2010.
POE, Edgar Allan. Histórias extraordinárias. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005
SISTO, Celso. Mãe África: mitos, lendas, fábulas e contos. São Paulo: Paulus, 2007
Educação e tecnologia
Educação e tecnologia
O computador vai substituir o professor?
Andrea Cecília Ramal
O diálogo que vou propor nesta coluna é sobre a escola. Acho que precisamos conversar sobre isso. A Internet está trazendo consigo um novo modelo de educação, uma forma diferente de aprendizagem, e precisamos entendê-lo, apropriar-nos disso, ser protagonistas da mudança.
Precisamos conversar principalmente porque a existência dessa grande rede nos faz pensar na escola que temos ainda tão fechada, limitada, desconectada do mundo, da vida do aluno; ainda tão distante da realidade de imagens, sons, cores e palavras em hipermídia que constitui a nossa vida hoje.
Precisamos conversar sobre nossos sonhos para a escola, pois, se vocês não sabem, há séculos nós, pedagogos, acumulamos sonhos sobre a sala de aula. Ivan Illich sonhava com uma educação que não fosse limitada às instituições, que formalizam tudo. Jean-Jacques Rousseau pensava numa escola que não corrompesse o homem, deixando simplesmente vir à tona o que temos de melhor. Jean Piaget queria que os níveis mentais fossem respeitados, sem pular etapas, para que não tivéssemos que aprender aos saltos, ou decorar o que não entendemos. Freinet sonhava com uma escola que permitisse o prazer, a aprendizagem agradável e divertida onde a relação vivida nas aulas fosse o ponto de partida para uma grande transformação do mundo. Goleman escreve sobre uma escola que permita desenvolver o lado emocional, que tenha espaço para as artes, a música, as coisas que enfim, nos fazem mais humanos.
Mas não soubemos concretizar muitos desses sonhos Talvez ainda não tivéssemos tempo, porque era preciso primeiro preparar aulas, corrigir provas, anotar no quadro e nos cadernos tantas e tantas explicações.
De repente a tecnologia entra na escola e nos obriga a recuperar tudo isso. A presença da máquina leva todo professor a se perguntar: como é a minha aula? Do que decorre: será que o professor vai ser substituído pelo computador? E sabemos que a resposta é sim, não temos a menor dúvida.
Explico: é que o pior de nós vai ser substituído.
A nossa pior aula, o lado repetitivo, burocrático e por vezes até acomodado da escola, esse vamos deixar para o computador. Ele saberá transformar nossas exposições maçantes em aulas multimídia interativas, em hipertextos fascinantes, em telas coloridas e interfaces amigáveis preparadas para a construção do saber. Então poderemos, finalmente, ficar com a melhor parte, aquela para a qual não nos sobrava tempo, porque pensávamos que devíamos transmitir conhecimentos.
Vamos receber de herança, os sonhos de todas as outras gerações, redimi-las realizando tudo o que não puderam conhecer. Agora sim, está em nossas mãos a derrubada dos muros para fazer conexões com o mundo, a criação do espaço para a arte e a poesia, o tempo para o diálogo amigo, o trabalho cooperativo, a discussão coletiva, a partilha dos sentidos. Está em nossas mãos a construção de uma escola mais feliz, feita por mestres e alunos que saibam, juntos, propor links e janelas para a sala de aula, onde aprender não seja uma tarefa árdua e penosa, mas sim uma aventura.
Então será preciso que cada mestre se despeça da figura de professor transmissor de conteúdos que há em si mesmo, e que os alunos abandonem seu papel de receptores passivos. Isso é, o pior de todos nós, não nos daremos mais a conhecer assim.
Vamos tentar construir, juntos algo novo. É claro que nós, professores, vamos precisar da ajuda: os alunos saberão nos dizer como fazer. Será que eles aceitam serem nossos mestres?
Acho que sim, é só por este próximo milênio. Nessa nova sala de aula, na verdade todos serão mestres. E, curiosamente, a gente vai aprender como nunca.
CURSO PROINFO I
UNIDADE 5 - ATIVIDADE 1
A palavra escolhida para sintetizar o texto é "mudança"
Módulo I - Atividade 5
Curso Proinfo I
Módulo I - Atividade 5 Projeto Integrado de Aprendizagem- Definição do Tema
A temática-foco do projeto que será desenvolvido dentro do tema escolhido pela turma "informática na educação" será Contos de Terror e Lendas Urbanas. O projeto inclui a utilização da sala de informática para pesquisas, vídeos, leitura de contos de Edgar Alan Poe, Literatura Africana e Contos Indianos, música, quadros famosos, teatro. Caracteristicas do texto narrativo e descritivo (ambiente). Interterdisciplinaridade com artes, geografia (África, Índia, Inglaterra). Tema transversal - pluraridade cultural
Assinar:
Postagens (Atom)
